top of page

Carta de apresentação do XXXIX Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESS

          O Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS) é o local máximo de deliberação da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESSO, sendo um espaço político de extrema importância para a construção e fortalecimento do Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS). Trata-se, portanto, de um encontro comprometido com a formação profissional em suas dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativas articuladas indissociavelmente; comprometido, também, com a organização de base das/dos estudantes por meio de reflexões e a participação na construção de estratégias coletivas de luta com vistas ao fortalecimento da ENESSO, sua direção social e da categoria profissional como um todo, uma vez que o MESS já se mostrou imprescindível na articulação e materialização do projeto ético-político profissional.

          Na atual conjuntura política, vivenciamos uma ofensiva neoliberal, a qual tem implicado em duros rebatimentos no cotidiano dos/as estudantes trabalhadores, e colocado diversos obstáculos que visam fragilizar a nossa organização política. Como parte deste todo, a ENESSO tem sofrido os impactos desse movimento estrutural, o que nos conclama a reforçar a construção pelas entidades de bases que a constituem. Esse cenário que nos impõe entraves à mobilização e organização, é uma realidade também expressa nos diversos movimentos sociais e organizações da classe trabalhadora. Compreendendo que o MESS se articula em consonância com a luta das/dos trabalhadores, com a realização do ENESS 2018, propomos a reafirmação dos ideais que norteiam a Executiva: direção contrária ao capital, ao fascismo, racismo, machismo, LBGTTfobia, xenofobia, luta por uma universidade popular: que seja autônoma, crítica, laica e que cumpra sua função social.

          Conforme as deliberações do Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social (CONESS) Extraordinário - Barril Dobrado, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de Julho de 2017 em Salvador/BA, no DCE da Universidade Federal da Bahia - UFBA, a Região 7 sediaria o ENESS 2018, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Contudo, visto a atual conjuntura em que nos encontramos a âmbito nacional, diversos embates foram travados pela CO Local também em sua particularidade regional, o primeiro é em relação ao local: com tão pouco tempo para que o evento ocorra, ainda não obtiveram retorno da PUC-SP confirmando ou não a disponibilidade de alojamento. O segundo foi muito publicizado e se refere a luta que foi travada pela permanência da professora Márcia no quadro docente, que é expressão da luta do MESS contra o racismo.

          Sendo assim, foi realizada uma consulta às demais escolas, no sentido de elencar possíveis alternativas para a realização do Encontro ainda em Julho. Tendo em vista a proximidade da data e a não confirmação do local como estava previsto, o XL Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social, que está sendo organizado por diversas pessoas pelo Brasil todo, acontecerá na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM em Uberaba-MG. Para que as demais regiões e escolas

possam se organizar, foi deliberado também em coletivo, que o XL Encontro Nacional dos Estudantes de Serviço Social/ENESS ocorrerá entre os dias 23 e 29 de Julho de 2018.

          Em 2018, no CONESS Siará, sediado pela FAMETRO, entre os dias 16 e 19 de março em São Gonçalo do Amarante/CE, deliberou-se a proposta geral do ENESS 2018:

 

“40 anos de rearticulação do MESS: a única luta que se perde é aquela que se abandona!”

          O Encontro Nacional está sendo construído a partir de esforços coletivos de estudantes de todas as regiões do país. A estrutura do encontro abarcará discussões acerca dos seis eixos organizativos da ENESSO: Conjuntura, Universidade e Educação, Formação Profissional, Movimento Estudantil, Combate às Opressões e Cultura. Também será garantido espaço para apresentação das teses elaborados nos encontros regionais (que por sua vez consolidam a proposta geral dos encontros locais), como subsídio para formulação de um documento síntese da Executiva, que nos possibilitará fortalecimento político coerente com o nosso projeto hegemônico de profissão, construindo parte da história da ENESSO, uma entidade que entende que esta luta da categoria profissional deve estar articulada à um projeto societário livre de toda e qualquer forma de opressão e exploração.

          Assim, convidamos a todas e todos para somarem forças na realização do ENESS 2018! Convocamos as entidades de base (Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos) em articulação com as Coordenações Regionais para iniciar as mobilizações, a organização dos encontros preparatórios e mapeamento das caravanas para que, assim que as inscrições forem abertas, começarmos a receber os valores relativos às inscrições e viabilizar as demandas financeiras da organização do encontro. Compartilhem pelas páginas dos Centros e Diretórios Acadêmicos, DCE's, perfis pessoais! Vamos convidar o maior número de pessoas para esse espaço fundamental em nossa Executiva.

Demarcando nosso caráter revolucionário e anticapitalista, resistimos e afirmamos:

ENESSO É PRA LUTAR!
Vamos todas e todos ao ENESS 2018

bottom of page